ENERGIA QUE
VEM DA
NATUREZA
1
SOBRE
Histórico
A Empresa Arnaud, nasceu, no ano de 1977, na Fazenda da Torre. Propriedade da Família do CEO Alfredo Sampaio Caruso, hoje Arnaud Américas.
Dr. Baptista Caruso, nasceu em Penápolis - SP, em 27/11/1926 cursou a escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, casou-se com Da. Dirce Arnaud Sampaio Caruso e foi pai de 5 filhos, radicado em Pouso Alegre por 20 Anos.
Dr. Caruso, como era conhecido, especialista em dermatologia foi um cafeicultor bem sucedido.
Resolveu aceitar o desafio em 1973, porque a terra era barata e o incentivo, por parte do governo, era bom.
Mas, desde o início, estava consciente que a limitações daquelas terras era fertilidade, por isso, procurou fazer todas correções necessárias, de acordo com as recomendações dos técnicos do IBC (Instituto Benjamim Constant).
Administrativamente organizou-se, contando com o auxílio de seu filho Alfredo Caruso, que o ajudava na execução. Grande parte do seu tempo, dedicava-se à medicina.
Na época , com 168.000 covas variando de 0,5 a 3 anos de plantio, suas propriedades Pousada do Sol e Torre, executou corretamente o cronograma de adubações e pulverizações, porque ele sabia que o equilíbrio nutricional era essencial para assegurar o bom desenvolvimento de suas lavouras.
No concurso de produtividade , sua lavoura de três anos deu uma media de 47,14 sacas beneficiadas por hectare.
Seu entusiasmo pelo café, fez com que vários colegas o seguissem, já que ,em Pouso Alegre, 70% da cafeicultura pertenciam a médicos .
Empresa
Fundada em 1994, Arnaud Americas, participou de feiras internacionais, como a Saitex em 1997 (The South African International Trade Exhibition), em Johanesburgo, África do Sul.
Depois de um persistente trabalho para conseguir uma posição no mercado internacional, a Arnaud, começa a exportar para África do Sul, Itália e Japão. Tendo, como principais clientes, as Indústrias de bebidas, farmacêuticas e químicas.
Segundo Alfredo Caruso, os fatores mais importantes para a realização de negócios com outros países foram a participação nas feiras e a contratação de uma trading company, empresa comercial exportadora.
​
Atualmente, a Arnaud Americas, em fase de crescimento, fecha parceria de distribuição com a Romênia e Canadá. Com um parque produtivo, moderno e com equipamentos de alta tecnologia. Através de seus tanques de decantação e do processo de Spray-Dry (sistema de secagem para bebidas em pó), mantendo a qualidade e extraindo assim o principal insumo da semente do guaraná.
Hoje, atende sua demanda de mercado, com uma produção de 100T (mês), aprovadas e com certificação de análise e controle de qualidade.
​
​
Produção
Todo o fornecimento, se dá através de pequenos produtores localizados no Brasil, nos Estados: Acre, Amazônia, Bahia, Mato Grosso, Rondônia e Sul do Pará.
Para assegurar a qualidade das espécies e conseqüentemente um bom desempenho da produção, alguns cuidados devem ser tomados, por isso acompanhar e manter o processo é fundamental para se obter bons resultados.
​
O plantio mais adequado é a semeadura direta, que evita o choque do transporte, devido a mudança do meio ambiente podendo retardar o desenvolvimento da espécies.
O processo de nutrição das plantas e extremamente importante para garantir sua qualidade e os princípios ativos, para isto são utilizados adubação orgânica ao invés de componentes químicos. A ineficiência ou falta no fornecimento de nutrientes, propiciará o ataque de pragas e patógenos, pois estes preferem plantas menos nutridas.
​
A irrigação deve ser controlada, ou regular, não deixando o solo secar ou ficar encharcado. Um sistema de irrigação adequado contribui para a prevenção de doenças e um excelente desenvolvimento das espécies, além de proporcionar o uso eficiente de recursos como água e energia.
O ciclo de desenvolvimento das plantas até o ponto da colheita se dá aproximadamente em 110 dias, conforme as condições climáticas este período pode variar para mais ou menos dias.
​
Alguns cuidados devem ser tomados com a colheita, pois cada espécie exige condições como horários específicos, lavagem do material e estudo do ciclo de vida da planta que podem afetar seus princípios ativos, por isso é recomendado que se faça antecipadamente um planejamento da colheita para que se tenha um bom resultado.
​
O processo de secagem é considerado o mais delicado, se mal feito, pode-se perder todo o material. Assim os procedimentos corretos são: retirar fragmentos de outras plantas, insetos e outros materiais estranhos, selecionar partes de melhor aspecto (sem sintomas de ataque de pragas e doenças), não sujar as partes colhidas com terra, manipular o material colhido o mínimo possível.
​
A secagem artificial se dá com temperatura controlada entre 30° e 65°C, sendo que o produtor idealiza sua própria secadora, devido à sua exígua comercialização no mercado. O processo de secagem das espécies se mantidas as temperatura indicadas se dá em um dia.
​
O material seco deverá ser embalado em sacos de polietileno com capacidade para 30Kg cada, sendo que serão armazenados em embalagens coletivas de madeira destinadas à exportação, facilitando o manuseio, além de manter e conservar as condições iniciais dos produtos.
​
​
Extraídos e caffeines sintéticos são utilizados predominantemente em refrigerantes e aplicações farmacêuticas como um estimulante. Recentemente, tem havido movimentos para usá-lo em melhor o desempenho esportivo.
​
​
Em anos recentes, um número crescente de bebidas com cafeína foram introduzidos no mercado canadiano. Alguns destes produtos são conhecidos como "bebidas energéticas", que normalmente contêm uma gama de ingredientes únicos e podem apresentar alegações de saúde relacionadas com a sua capacidade para restaurar a energia e atenção. A substância comum encontrada na maioria das bebidas energéticas é a cafeína em níveis que vão desde aqueles encontrados em um fraco xícara de café para níveis muito mais elevados. Estes produtos geralmente contêm também outros ingredientes, tais como vitaminas e minerais, e pode conter várias ervas.